O que é criptomoeda? como funciona? e por que usá-las ?
- Juarez Teixeira
- 21 de jan. de 2019
- 4 min de leitura
É claro! você está se perguntando sobre isso e com algumas dúvidas,não podemos explicar tudo em um único post ,pois a inovação e a tecnologia que as criptomoedas trazem para os seres humanos não só servem para tratarmos como dinheiro eletrônico,mais também para usarmos em diversos setores como por exemplo em governos para bloquear a corrupção ,fazer entregas rastreadas ou até para um sistema de aprovação e originalidade de documentos,não vamos entrar nesses outros setores hoje ,mais leia até o fim pra entender basicamente como funciona.

As criptomoedas são projetadas para serem uma forma de dinheiro digital ,seguras e na maioria das vezes anônimas.
A criptomoeda usa a internet como meio de funcionamento e usa a tecnologia de criptografia que serve para transformar ações que um ser humano faz em um código quase indiscutível para rastrear compras e transferências.
A criptografia nasceu da necessidade de comunicação segura na segunda Guerra Mundial. Ela evoluiu na era digital com elementos de teoria matemática e ciência da computação para se tornar uma maneira de proteger as comunicações, informações e dinheiro online.
A primeira criptomoeda mais conhecida foi o bitcoin, anunciada no final de 2008 e no começo de 2009 pelo seu criador (satoshi nakamoto) autor desconhecido até hoje e que resolveu desaparecer, seu desaparecimento se deu depois que um agente do FBI o procurou onde ele supostamente estaria trabalhando mais não o encontrou,certamente que fez a coisa certa e poderia estar preso até hoje por revelar uma coisa tão importante para a humanidade.
A criptomoeda nada mais é do que um código computacional matemático ,projetado para trabalhar online e aberto ao público onde todas as pessoas do mundo podem ver e conferir as transações que estão sendo feitas em tempo real.Qualquer pessoa pode abri-lo na internet .Basicamente é um livro caixa ,todos sabem que a função de um livro caixa é estar aberto a conferências e fechamentos matemáticos,e é exatamente isso que acontece.
Mas como surgem as criptomoedas? certamente que isso não acontece do nada e nem de graça , para elas surgirem nós precisamos dos mineradores ,os mineradores são meros computadores que fazem o download do livro caixa online com todas a transações anteriores,um minerador é na verdade uma calculadora de transações em tempo real, eles precisão de energia e força computacional para fazer esse trabalho e por isso são recompensados por fazer essas contas ,essas recompensas são novas criptomoedas , essas novas criptomoedas não surgem do nada,elas apenas são descontadas do valor total de moedas que é programado para existir,ou seja ,lá no código matemático do bitcoin já está programado pra existir 21 milhões de bitcoins ,nem um a mais nem um a menos, Quando esses milhares de mineradores estão fazendo contas ,essas contas sempre tem que bater com o valor final de bitcoins que está programado para existir.
Hoje existem milhares de computadores conectados a rede do bitcoin,também grandes empresários construíram grandes granjas de mineração ,esses empresários oferecem serviços de mineração de bitcoins na nuvem,onde qualquer pessoa pode comprar e investir em poder computacional de mineração, hoje não é viável minerarmos com nossos computadores comuns ,pois o grande crescimento na adoção da criptomoeda fez com que a quantidade de transações aumentasse muito e assim cada vez mais precisa-se usar equipamentos mais potentes e consequentemente vai gastar mais energia, por isso o mais viável seria investir na nuvem.
A consequência de toda essa façanha se da através da tecnologia chamada de Blockchain, que é o nome da tecnologia por trás de tudo isso ,ela é construída para ser a prova de falsificações e que faz algo ser incrivelmente legítimo usando a criptografia ,por isso que a criptomoeda é tão fantástica.
Depois da criação do bitcoin surgiram muitas outras criptomoedas como a Ethereum, XRP, Litecoin, Dash,Monero,EOS, entre outras milhares ,mas são poucas que oferecem algo relevante para o ser humano e com certeza os melhores projetos ficarão.
Há muitos projetos baseado na tecnologia blockchain que não necessariamente nasceram para serem usados como moeda ,isso porque ela pode ser usada em vários setores como por exemplo legitimar documentos ou rastrear entregas vindas de outro lado do mundo, ou usar na política para inibir a corrupção.
Poderíamos ficar horas aqui digitando sobre todos os benefícios que uma nova tecnologia como ésta está mudando o mundo,mas o fato é que ela veio pra ficar e ,nós que estamos aqui no meio desta mudança podemos notar diariamente o quanto a adoção está crescendo,quando usamos criptomoedas nós não somente estamos usando algo legítimo mais algo verdadeiro ,algo que trás liberdade para as pessoas ,mas porque?
Porque criptomoedas não são centralizadas ,elas são descentralizadas ,não precisamos de intermediários,bancos ou governos para nos regular o tempo todo dizendo, qual nosso limite ,o tanto que podemos gastar , que horas podemos pagar,para quem podemos pagar,quanto de impostos devemos pagar, os seres humanos são enganados há séculos , a quantidade de dinheiro sempre aumenta e a maioria das pessoas não consegue viver como elas deveriam viver.nós já somos roubados a séculos,más agora chegou o momento em que o ser humano começa cair em si e se perguntar sobre os fundamentos do dinheiro.
As criptomoedas não só vieram para mudar a forma de fazermos pagamentos ,elas vieram para ficar,nasceram para mudar a forma de fazer governança, as pessoas,as empresas,os bancos,os governos querendo ou não ,vão ter que se adaptar!
Comentarios